domingo, 22 de novembro de 2015

Campeão invicto da Taça Paraná Sub-20, Iate Clube/L.M.F.S. entra para história do futsal londrinense



Na manhã do último domingo (22), a equipe do Iate Clube/L.M.F.S. conquistou um importante título para a agremiação e principalmente para o município de Londrina: de forma invicta, a equipe iateana faturou a Taça Paraná Sub-20, principal torneio estadual de clubes nas categorias de base, ao desbancar o Coritiba Futsal/Assifusa/Usiline pelo placar de 6 a 2 no último dia do torneio, realizado em São José dos Pinhais. Desde 2000, quando a competição teve início para a categoria Sub-20, nenhuma equipe ou clube londrinense havia conquistado esse título, o que torna a conquista ainda mais saborosa.

Com uma campanha irretocável, a equipe londrinense foi merecedora da conquista e mostrou, desde o início do torneio, que brigaria pelo título. Durante o torneio, a equipe realizou quatro jogos, tendo vencido três e empatando apenas um jogo, somando dez pontos: 7 a 3 sobre Monte Sião/Fundesportes (Paranaguá) na estreia (18), 3 a 0 sobre Unipa/Casa Nissei/Foz Cataratas Futsal, pela segunda rodada (19), e 6 a 2 diante do Coritiba Futsal/Assifusa/Usiline, no último dia de competição, na considerada 'final', foram as vitórias; no sábado (21), a comissão optou por poupar grande parte dos atletas e utilizou uma formação alternativa, que acabou empatando por 2 a 2 com os donos da casa, a equipe do São José dos Pinhais/Semel.



Técnico londrinense enaltece conquista e projeta próxima temporada com três competições

Um dos principais mentores da volta do Iate Clube de Londrina às competições estaduais na categoria adulta, o técnico Wilton Santana, figura importantíssima na modalidade pelo país, foi um dos principais destaques durante a competição e fez com a equipe londrinense trouxesse o 'caneco' de forma invicta. Segundo ele, é muito importante para ambos os lados, jogadores e clube: "A conquista do título é relevante para essa geração de jogadores londrinenses entre 17 e 20 anos, porque os credencia para a disputa de uma Taça Brasil de Clubes em 2016. Muito importante também para o Iate Clube de Londrina, que voltou, neste ano, a apostar em uma equipe juvenil.'.

E mesmo com a conquista, a comissão técnica liderada pelo treinador, já começou a projetar a próxima temporada e o planejamento, segundo o comandante, passa muito pelo renovação dos parceiros que foram fundamentais neste ano: "Queremos manter o projeto do Iate Clube para a próxima temporada, mas dependemos da renovação das parcerias que tivemos este ano para dar conta de um calendário com três competições: Taça Paraná Sub-20, Taça Brasil de Clubes Sub-20 e Estadual Adulto, seja na Chave Prata ou Chave Bronze.




Capitão londrinense na competição, Paulinho crava: "Entramos para a história do Iate e do futsal londrinense"

Se pudéssemos resumir o beque Paulinho, capitão iateano na conquista da Taça Paraná Sub-20, em apenas um adjetivo, este seria: líder. Unanimidade no grupo, o jovem londrinense tem a confiança dos companheiros e da comissão técnica e soube utilizar, dentro e fora de quadra, a liderança que tem com seus companheiros. Segundo ele, a conquista deste título é muito grande, visto que a cidade jamais havia sido campeã na competição: "Foi muito importante conquistar esse título porque entramos pra história do Iate Clube, mas além disso, entramos pra história de Londrina, já que até então nenhuma equipe havia conquistado esse torneio.".

Ainda de acordo com o beque, ter a oportunidade de disputar uma competição nacional pelo Iate Clube é o sonho de qualquer atleta: "Disputar a Taça Brasil de Clubes Sub-20 é uma oportunidade imperdível e vai abrir muitas portas para nós atletas. Representar o Iate Clube numa competição nacional é algo indescritível, um sonho pra qualquer atleta.".



Reforço pontual para a competição e artilheiro da equipe no torneio, Marcelinho afirma: "Trazer um título inédito pra Londrina é muito prazeroso"

Anunciado junto com mais três atletas vindos da UniFil EaD/Colégio Londrinense Futsal dias antes do início da competição, o beque Marcelinho chegou como um dos principais reforços para a competição estadual. Tendo anotado oito gols na Chave Prata desta temporada, o atleta tem como principais características a força de marcação e a boa chegada ao ataque, frutos que renderam uma excelente competição ao atleta.

Autor de dois gols na final e quatro na competição, o que lhe deu a marca de artilheiro da equipe no torneio, Marcelinho afirma estar feliz com a inédita conquista e que ser campeão por Londrina, é muito prazeroso: "Acredito sempre que o mais importante para mim foi ter conquistado o título. Ajudei a minha equipe de várias maneiras e uma delas foi fazendo gols. Ser campeão é sempre muito prazeroso, muito importante, ainda mais sendo um título inédito pra Londrina e para o Iate Clube.".

De acordo com ele, o foco é permanecer no elenco para a próxima temporada e disputar a Taça Brasil de Clubes em 2016: "Para o ano que vem as minhas expectativas são as melhores possível, pois vai ser a minha primeira vez disputando essa competição. Disputar a Taça Brasil de Clubes vai ser muito bom e importante pra minha carreira como atleta e também para o clube, que ficará ainda mais conhecido nacionalmente.

Nós, membros da equipe iateana, queremos agradecer imensamente a amizade, companheirismo e apoio dos nossos patrocinadores que tiveram uma participação imensa na conquista deste campeonato. Sem a presença deles e a confiança que tiveram em nosso trabalho, tudo isso não teria existido.

AGRADECIMENTO AOS NOSSOS PATROCINADORES!


Queremos agradecer primeiramente ao Iate Clube de Londrina, que na presença do Comodoro Carlos Castilho, acreditou no projeto e fez de tudo para que essa conquista fosse possível, cedendo a força da agremiação, as estruturas para treinamentos quando necessários e também patrocinando diretamente o projeto; e também as empresas londrinenses que acreditaram na força do projeto e colocaram a sua marca nesta conquista: Chaplin Music Bar, R&P Sports, Estacenter, Higiban, Premier Imóveis, BUC Suplementos, Oralmed, Zé Lanches, Fisioterapia Marcelo Sahyun, InCor, IVOT Medicina Esportiva e Liga Metropolitana de Futsal. Assim como esse ano, na parceria vitoriosa que a equipe teve, queremos que na próxima temporada também possamos firmar novos compromissos para que essas conquistas aumentem e o nome de Londrina seja levado a lugares ainda maiores.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Quatro reforços são oficializados para a Taça Paraná Sub-20!



A menos de dois dias do início da Taça Paraná Sub-20, a equipe do Iate Clube/LMFS oficializou na tarde desta segunda-feira (16) a chegada de mais quatro atletas para a disputa do tão importante torneio estadual. Após excelente campanha na Chave Prata, onde defenderam a equipe da UniFil EaD/Colégio Londrinense na conquista do vice-campeonato, Marcelinho, Thiago Alves, Juninho e João Guilherme (da esquerda para a direita) chegam para complementar a boa base mantida após a Chave Bronze deste ano. Ao todo na Chave Prata, o quarteto foi autor de 19 gols na competição, o que aumenta ainda mais a expectativa para que a média se mantenha também na Taça Paraná Sub-20.


Thiago Alves, já conhecido da comissão técnica iateana, teve a oportunidade de trabalhar com o técnico Wilton Santana no ano passado pelo Cambé Futsal, e hoje retorna para ser comandado no seu último campeonato como juvenil. Sabedor da responsabilidade que tem dentro do elenco, Thiago Alves acredita que o entrosamento virá no decorrer dos jogos: "Eu acho que a forma mais rápida de conseguir o entrosamento é na base da conversa, mas o entrosamento do jogo virá dentro de quadra, no decorrer da competição. A nossa responsabilidade aumenta, porque estávamos jogando com frequência na Chave Prata, mas estamos preparados para a cobrança e vamos em busca do título.".


Autor de oito gols na Chave Prata, Marcelinho, beque de ofício, é o famoso polivalente dentro da quadra. Com a facilidade para exercer todas as posições de linha, o atleta se coloca a disposição da comissão técnica para ser utilizado da melhor maneira possível dentro do elenco. De acordo com ele, a cada dia que passa, a sua expectativa aumenta para o início da competição, pois pode ser seu primeiro título na categoria e que a determinação e vontade de ganhar são suas principais características: "Minha expectativa é muito grande para essa a Taça Paraná, pois nunca fui campeão nessa categoria e ano passado bateu na trade. Agora estou tendo outra oportunidade para disputar o torneio e espero sair campeão dessa vez. Podem esperar um Marcelinho com muita vontade de ganhar e com a ajuda dos meus companheiros, se Deus quiser, vamos voltar de São José dos Pinhais com esse título para o Iate Clube de Londrina.".


Chamado pivô de referência, Juninho sabe que também está tendo mais uma oportunidade de disputar a competição e quer buscar o título dessa vez. No ano passado, na parceria feita entre o Umuarama Futsal e a cidade de Santana Terezinha de Itaipu, o atleta disputou a competição pelo oeste do estado e acabou ficando com quarto lugar do certame. Feliz em atuar com ex-companheiros, o pivô londrinense sabe da importância de disputar uma competição pelo tradicional clube londrinense e quer mostrar isso dentro de quadra: "A nossa expectativa é fazer um bom campeonato e consequentemente ganhar o título. O Iate sempre entra como um dos favoritos e nós temos que mostrar dentro de quadra. Já tive a oportunidade de jogar com vários dos jogadores que estão no elenco e acredito que o pouco tempo de treinamento não deve atrapalhar no nosso entrosamento".


Finalizando as apresentações, o jovem e promissor João Guilherme, pivô por natureza, terá a sua primeira passagem pelo Iate Clube de Londrina, e ele sabe da importância de vestir essa camisa com tantos títulos no estado, e, portanto, espera que essa passagem também seja vitoriosa. Além disso, na Chave Prata o pivô anotou apenas um gol e diz, em tom de brincadeira, que deixou guardado para a Taça Paraná Sub-20: "Eu me sinto muita a vontade em vestir essa camisa e é uma satisfação pela primeira vez jogar um campeonato tão importante por um grande clube de Londrina. Na Chave Prata, por terem jogadores bem mais experientes, eu sofria uma forte marcação e acabei não fazendo os gols que sei que posso fazer. Espero sim ter guardado os gols pra essa competição e quero ajudar a equipe do Iate Clube a trazer esse título para Londrina.".


sexta-feira, 13 de novembro de 2015


No início desta tarde, em amistoso realizado no Ginásio de Esportes do Lar Anália Franco, a equipe do Iate Clube/L.M.F.S. enfrentou um combinado acadêmico, que contou com atletas experientes, que já disputaram torneios importantes no estado, a nível nacional e campeonatos internacionais. Diante disso, a comissão técnica, liderada pelo técnico Wilton Santana, teve um bom teste para seus comandados que se preparam para a Taça Paraná Sub-20, com início previsto para o dia 18/11 (quarta-feira), diante do Monte Sião/Fundesportes de Paranaguá, litoral paranaense. Com muitas chances de gol para ambas as equipes e boas defesas do goleiro, o placar acabou sendo o empate: 4 a 4, digno de um bom teste! (Gols: Renan, Luan, Juninho e Thiago Alves).



terça-feira, 10 de novembro de 2015


No início desta tarde, a equipe do Iate Clube/L.M.F.S. realizou mais um treinamento visando a disputa da Taça Paraná Sub-20. Em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o elenco iateano realizou suas atividades no Ginásio Poliesportivo João Batista Santana, no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE). Sob o comando do técnico Wilton Santana, a equipe trabalhou posicionamentos de saída de bola, táticas ofensivas e defensivas, além das conclusões à gol, a cada final de ataque. Aguardando a confirmação por parte da Federação Paranaense de Futebol de Salão para saber oficialmente o calendário e os confrontos na competição, a equipe deve realizar ao menos mais dois amistosos antes da estreia, provavelmente na próxima semana!

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Parceria dentro e fora das quadras!

Irmãos querem conquistar o primeiro título juntos


As semelhanças físicas não negam: Renan e Luan tem algo em comum. Dentro de quadra, um é ala/pivô e o outro é fixo, posições com características opostas se comparadas ao estilo de cada atleta. Mas fora de quadra, os irmãos tem uma união e uma cumplicidade difícil de se ver nos dias atuais. Chamado para reforçar o atual elenco Sub-20 do Iate Clube/L.M.F.S., o beque não pensou duas vezes e aceitou o convite do técnico Wilton Santana e ao lado do irmão mais novo, quer conquistar um título ainda nesta temporada: "Meu irmão é meu melhor amigo. Como temos a diferença de três anos, sempre tentei ser um exemplo pra ele, tanto dentro, como fora de quadra. No final do ano ele está indo jogar futsal na Itália, então essa é a oportunidade que temos de vencer um título juntos antes dele realizar um sonho de ser um jogador de futsal no exterior.".


Em 2013, também sob o comando do técnico Wilton Santana, os dois atletas fizeram parte do elenco que disputou os Jogos da Juventude do Paraná, com sede em Umuarama, e acabaram sendo desclassificados na quartas de final. De acordo com Renan, após essa participação há dois anos, quando ainda era muito novo, a esperança de gols tabelados com o próprio irmão, é muito grande: "Joguei com meu irmão na Seleção Londrinense Sub-18 de 2013 e agora vamos atuar novamente juntos numa competição oficial. Espero que tenhamos uma bela dupla e que eu possa fazer vários gols tabelando com ele. Ele garantindo lá atrás, eu vou tentar dar muito trabalho lá na frente".

Cursando Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o fixo Luan afirma que a rotina é puxada, tendo que dividir seu tempo entre as aulas, treinos e o trabalho no Jornal Blitz, mas que o próprio esporte o proporcionou muitas coisas boas: "Não é fácil conciliar, mas se fosse, talvez não teria tanta graça. Minha rotina durante a semana é ir para faculdade de manhã, treinar na hora do almoço e trabalho a tarde e muitas vezes falta tempo para fazer outras atividades, mas futsal é mais do que um esporte pra mim, é uma paixão. Graças a ele me tornei uma pessoa melhor, aprendi muita coisa e tive a oportunidade de ter experiências incríveis.".

Presente este ano na péssima campanha que o clube iateano realizou na Chave Bronze, o ala-pivô Renan afirma que serviu de muito aprendizado, e que segundo ele, a preparação para a Taça Paraná Sub-20 vem sendo clara e objetiva, podendo render muitos frutos: "Eu aprendi que não adianta você ter o melhor time e atletas individualmente muito bons, se o grupo não tiver raça, garra e vontade de vencer os jogos, porque sem isso não adianta nada. Acredito que não poderíamos estar fazendo melhor e que o estilo de treinamento do professor Wilton é muito claro e objetivo! Se jogarmos o que estamos treinando, podemos dar muito trabalho aos nossos adversários na competição.".

Após uma passagem breve pela equipe do Cambé Futsal em 2014, onde atuou em apenas três partidas, Luan que teve a oportunidade de ser comandando pelo técnico Wilton Santana, comandante da equipe cambeense que conquistou a 5ª colocação geral do torneio, sabe da confiança que tem do técnico iateano e afirma que reencontrá-lo é motivo de orgulho: "O Wilton é um daqueles treinadores no qual você se orgulha de estar ao lado. O conheci em 2013, quando fomos disputar o JOJUPs em Umuarama e aprendi muito com ele, tanto na questão tática e técnica, quanto no aspecto psicológico dentro de uma partida. Estar novamente treinando com ele para uma competição é muito bom.".