Na manhã do último domingo (22), a equipe do Iate Clube/L.M.F.S. conquistou um importante título para a agremiação e principalmente para o município de Londrina: de forma invicta, a equipe iateana faturou a Taça Paraná Sub-20, principal torneio estadual de clubes nas categorias de base, ao desbancar o Coritiba Futsal/Assifusa/Usiline pelo placar de 6 a 2 no último dia do torneio, realizado em São José dos Pinhais. Desde 2000, quando a competição teve início para a categoria Sub-20, nenhuma equipe ou clube londrinense havia conquistado esse título, o que torna a conquista ainda mais saborosa.
Com uma campanha irretocável, a equipe londrinense foi merecedora da conquista e mostrou, desde o início do torneio, que brigaria pelo título. Durante o torneio, a equipe realizou quatro jogos, tendo vencido três e empatando apenas um jogo, somando dez pontos: 7 a 3 sobre Monte Sião/Fundesportes (Paranaguá) na estreia (18), 3 a 0 sobre Unipa/Casa Nissei/Foz Cataratas Futsal, pela segunda rodada (19), e 6 a 2 diante do Coritiba Futsal/Assifusa/Usiline, no último dia de competição, na considerada 'final', foram as vitórias; no sábado (21), a comissão optou por poupar grande parte dos atletas e utilizou uma formação alternativa, que acabou empatando por 2 a 2 com os donos da casa, a equipe do São José dos Pinhais/Semel.
Técnico londrinense enaltece conquista e projeta próxima temporada com três competições
Um dos principais mentores da volta do Iate Clube de Londrina às competições estaduais na categoria adulta, o técnico Wilton Santana, figura importantíssima na modalidade pelo país, foi um dos principais destaques durante a competição e fez com a equipe londrinense trouxesse o 'caneco' de forma invicta. Segundo ele, é muito importante para ambos os lados, jogadores e clube: "A conquista do título é relevante para essa geração de jogadores londrinenses entre 17 e 20 anos, porque os credencia para a disputa de uma Taça Brasil de Clubes em 2016. Muito importante também para o Iate Clube de Londrina, que voltou, neste ano, a apostar em uma equipe juvenil.'.
E mesmo com a conquista, a comissão técnica liderada pelo treinador, já começou a projetar a próxima temporada e o planejamento, segundo o comandante, passa muito pelo renovação dos parceiros que foram fundamentais neste ano: "Queremos manter o projeto do Iate Clube para a próxima temporada, mas dependemos da renovação das parcerias que tivemos este ano para dar conta de um calendário com três competições: Taça Paraná Sub-20, Taça Brasil de Clubes Sub-20 e Estadual Adulto, seja na Chave Prata ou Chave Bronze.
Capitão londrinense na competição, Paulinho crava: "Entramos para a história do Iate e do futsal londrinense"
Se pudéssemos resumir o beque Paulinho, capitão iateano na conquista da Taça Paraná Sub-20, em apenas um adjetivo, este seria: líder. Unanimidade no grupo, o jovem londrinense tem a confiança dos companheiros e da comissão técnica e soube utilizar, dentro e fora de quadra, a liderança que tem com seus companheiros. Segundo ele, a conquista deste título é muito grande, visto que a cidade jamais havia sido campeã na competição: "Foi muito importante conquistar esse título porque entramos pra história do Iate Clube, mas além disso, entramos pra história de Londrina, já que até então nenhuma equipe havia conquistado esse torneio.".
Ainda de acordo com o beque, ter a oportunidade de disputar uma competição nacional pelo Iate Clube é o sonho de qualquer atleta: "Disputar a Taça Brasil de Clubes Sub-20 é uma oportunidade imperdível e vai abrir muitas portas para nós atletas. Representar o Iate Clube numa competição nacional é algo indescritível, um sonho pra qualquer atleta.".
Reforço pontual para a competição e artilheiro da equipe no torneio, Marcelinho afirma: "Trazer um título inédito pra Londrina é muito prazeroso"
Anunciado junto com mais três atletas vindos da UniFil EaD/Colégio Londrinense Futsal dias antes do início da competição, o beque Marcelinho chegou como um dos principais reforços para a competição estadual. Tendo anotado oito gols na Chave Prata desta temporada, o atleta tem como principais características a força de marcação e a boa chegada ao ataque, frutos que renderam uma excelente competição ao atleta.
Autor de dois gols na final e quatro na competição, o que lhe deu a marca de artilheiro da equipe no torneio, Marcelinho afirma estar feliz com a inédita conquista e que ser campeão por Londrina, é muito prazeroso: "Acredito sempre que o mais importante para mim foi ter conquistado o título. Ajudei a minha equipe de várias maneiras e uma delas foi fazendo gols. Ser campeão é sempre muito prazeroso, muito importante, ainda mais sendo um título inédito pra Londrina e para o Iate Clube.".
De acordo com ele, o foco é permanecer no elenco para a próxima temporada e disputar a Taça Brasil de Clubes em 2016: "Para o ano que vem as minhas expectativas são as melhores possível, pois vai ser a minha primeira vez disputando essa competição. Disputar a Taça Brasil de Clubes vai ser muito bom e importante pra minha carreira como atleta e também para o clube, que ficará ainda mais conhecido nacionalmente.
Nós, membros da equipe iateana, queremos agradecer imensamente a amizade, companheirismo e apoio dos nossos patrocinadores que tiveram uma participação imensa na conquista deste campeonato. Sem a presença deles e a confiança que tiveram em nosso trabalho, tudo isso não teria existido.
AGRADECIMENTO AOS NOSSOS PATROCINADORES!
Queremos agradecer primeiramente ao Iate Clube de Londrina, que na presença do Comodoro Carlos Castilho, acreditou no projeto e fez de tudo para que essa conquista fosse possível, cedendo a força da agremiação, as estruturas para treinamentos quando necessários e também patrocinando diretamente o projeto; e também as empresas londrinenses que acreditaram na força do projeto e colocaram a sua marca nesta conquista: Chaplin Music Bar, R&P Sports, Estacenter, Higiban, Premier Imóveis, BUC Suplementos, Oralmed, Zé Lanches, Fisioterapia Marcelo Sahyun, InCor, IVOT Medicina Esportiva e Liga Metropolitana de Futsal. Assim como esse ano, na parceria vitoriosa que a equipe teve, queremos que na próxima temporada também possamos firmar novos compromissos para que essas conquistas aumentem e o nome de Londrina seja levado a lugares ainda maiores.